A Prefeitura de Contagem está cumprindo mais um compromisso firmado com a população e tirando os projetos de desenvolvimento da cidade do papel e tornando-os realidade. Nesta quinta-feira (31/8), a Ordem de Serviço (OS) para retomada das obras de implantação do parque linear da avenida Teleférico, no bairro Água Branca, foi assinada, autorizando o início dos trabalhos.
A intervenção vai acolher os pedidos dos moradores, como a manutenção do bosque que tem, hoje, cerca de 170 árvores e a adequação da pista de skate aos padrões da Confederação Brasileira da modalidade, entre outros.
Durante a solenidade para assinatura da OS, a prefeita Marília Campos conversou com dezenas de moradores presentes e esclareceu sobre este e outros projetos em andamento, no bairro Água Branca.
“Estamos trabalhando muito e o resultado está acontecendo. Não vai faltar espaço para praticar esportes e para o convívio da nossa comunidade. Temos motivos para comemorar e vamos seguir caminhando para frente. Contamos com todos para nos ajudar a espalhar as informações, a esclarecer as pessoas sobre o que a Prefeitura está fazendo para melhorar a vida da nossa população de Contagem”, declarou.
Representante da empresa vencedora da licitação para a implantação do parque linear, a Black Engenharia, Bruno Expósito, apresentou o projeto, detalhando a execução e entrega da obra para o primeiro semestre de 2024. “A previsão de conclusão do parque linear é de seis meses. Estamos priorizando a parte de iluminação, a pista de skate e os equipamentos de segurança. Vamos trabalhar para cumprir o cronograma traçado e entregar o mais rápido possível mais um equipamento público para a cidade”, afirmou.
Moradora atuante na região do Água Branca, Dilke de Cássia Borges, esteve presente no evento e comentou sobre a concretização de um projeto que é resultado da luta da comunidade e da parceria bem sucedida com o governo, comprometido com a participação popular na construção da cidade. “Há cinco anos lutamos pela preservação do bosque e a revitalização do parque linear. Por isso, agradeço muito a sensibilidade da Prefeitura em nos ouvir e atender. Vamos seguir acompanhando e contribuindo para o crescimento da nossa região”, pontuou.
Pacote de obras
Outras grandes intervenções estão sendo executadas no bairro Água Branca e foram abordadas durante o encontro dos representantes da Prefeitura com os moradores. O secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli, fez um balanço dessas ações, com destaque para a implantação de galerias de macrodrenagem que vai resolver um problema antigo de inundações na região.
“Estamos fazendo a revitalização do pavimento e resolvendo um problema que há décadas aflige a população, que são as enchentes. A implantação das galerias de macrodrenagem está em pleno andamento. Vamos entregar as obras de macrodrenagem antes do período de chuvas. É uma alegria assinarmos a Ordem de Serviço e garantir mais uma execução esperada”, afirmou.
Perilli informou também que as obras do viaduto Teleférico vão ser iniciadas no mês de setembro, tão logo seja concluído o processo de desapropriação da área, situação que impediu a continuidade dos trabalhos e precisou ser judicializada. Assim, uma nova empresa poderá assumir o projeto. Neste momento, a Prefeitura está realizando uma intervenção de drenagem no terreno localizado no fim da av. Pio XII, onde será feito o encaixe das pistas do elevado.
“Vim agradecer à Marília (Campos) e à Prefeitura, que veio aqui com sua comitiva falar abertamente sobre o que está fazendo na nossa região, nos esclarecendo e escutando. Parabéns por esta gestão transparente e que nos abraça”, ressaltou Zenilca Santos Dias, uma das primeiras moradoras do bairro Água Branca.
Na região também será executada a pavimentação de vias próximas ao viaduto dentro da conclusão do Corredor de Transporte Ressaca. Uma praça também será implementada na rua Emboabas, próximo ao túnel que liga os bairros Água Branca e Morada Nova.
Clique aqui e confira as fotos da assinatura da OS. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC